Apenas falando:

by

Diálogo entre pastor e um jovem:
Pastor: ” Ouvi dizer que você quer ir nesta proxima leva, que irá para Angola?”
Jovem : ” Sim, já li sobre o país africano, sua língua, seus costumes, eu me acho preparado.”
Pastor: “Meu jovem, há tempos ouço dizerem sobre sua vontade de ir em alguma missão. E, neste tempo, tenho observado você, seu testemunho, suas ações na igreja, e digo que não estás preparado ainda.”
Jovem :” Mas porque? O que faço que me desabone!”
Pastor: ” Filho, sua pouca idade, o faz ver distâncias, que ainda não são alcançáveis por você, Exemplo? Posso te dizer, que por sua timidez, você não cumprimenta visitas, não cumprimenta os idosos da igreja, quantos aos demais você só cumprimenta aos que te interessam, os que são do seu nível, da sua turma. Sua missão começa na igreja, seu contato com pessoas, de diversas idades, de pensamentos diferentes dos seus, e um presbítero já lhe chamou a atenção, quando um idoso, passou olhando para você para cumprimentá-lo, esperou, você olhou para ele, saiu de perto, e não o cumprimentou, e ainda, por conta da repreensão você usou versos bíblicos, para dizer que o presbítero, era aquilo que você disse, sem que ele o fosse.”
O pastor continua: ” Provérbios doze no verso primeiro diz ” Quem gosta de aprender também ama a disciplina; é estupidez recusar a correção.”, e mais, você usar momento em fala pública para dizer algo de alguém, e ainda usando a palavra de Deus, demonstra que aprendeste pouco, e lhe sobra imaturidade.”
Jovem: ” Eu apenas quiz me defender!”
Pastor : ” Provérbios 12 no verso 16 diz: ” O insensato tem pavio curto e explode na hora, mas o prudente ignora o insulto e mantém a calma.”, você escolheu, hora, fala, e local, impróprios para ” se defender “, quando o presbítero lhe falou ele queria apenas que você refletisse, Provérbios 12 ainda, e, em seu verso 15 diz: ” O insensato teima em fazer tudo do seu próprio jeito, mas o sábio pede e ouve conselhos.”, você é jovem, tem tudo, vontade, qualidade, bom berço, boa educação; apenas não dê brecha para o inimigo lhe fazer de instrumento de discórdia e mágoa.”
E prossegue : ” Lá em Angola, fala-se o português sim, mas não o do Brasil, sim o de Portugal, que difere e muito, em sua interpretação. Lá, mesmo na capital, sua periferia vive em guetos, você irá passar em uma rua onde de um lado é uma etnia do outro é outra etnia, se você passa de um lado da rua, quem mora do outro lado irá lhe ignorar e vice-versa, se for pelo meio da rua as dua etnias o ignorarão. Lhe pedirão o que você não pode lhes dar, e assim virarão a face para você, usam dialetos em sua frente, para que não os entendam, e assim poderem até rir de você. Creia Ser missionário antes de tudo é; APRENDER, E APRENDER MAIS AINDA, A PALAVRA DE DEUS, E PRATICÁ-LA, PRIMEIRO ENTRE OS SEUS E DEPOIS, ATENDER O : I D E, do Senhor.”
Jovem : ” Entendi, pastor! Sei que o senhor esteve lá na África, em Moçambique, também de língua portuguêsa, sei que deve ter aprendido muito. Eu peço ao senhor, que me ensine; eu vou tentar, e com a ajuda de Deus, vou aprender, e pode acreditar, se minha timidez me atrapalhou até aqui, ela me trouxe até este momento, onde ouvi, palavras duras, para mim, mas sábias para meu crescimento; vou me desculpar com o presbítero, e dizer-lhe que, em provérbios tambem diz: ” O temor ao Eterno Deus é uma escola de vida prática- Primeiro aprende a humildade e depois experimenta a glória.” Provérbios 15 no versículo de número 33.” Que Deus o abençoe, por estas palavras, pela sua clareza e coragem mesmo não sabendo qual seria a minha reação, o Pastor, foi sincero, e não omisso, vou ser-lhe grato sempre, Pastor.”
Pastor : Agradeça à Deus, ore muito, peça sabedoria ao Eterno Deus, pratique, e verás que idosos, são afáveis, são gentis, que toda a igreja o quer bem, e irá torcer por você em sua empreitada, e orar por você, e assim sua carreira irá se iniciciar, com as bençãos de Deus, e da igreja, da minha parte, conte comigo, em suas dúvidas, e suas aspirações.”

Deixe um comentário

